Projetos da Rede

ESPERANÇA PARA O PLANETA

A preocupante situação que o Planeta vivencia, torna urgente a necessidade de implantar práticas pedagógicas de educação ambiental por meio da interdisciplinaridade no currículo. Os educadores têm papel fundamental na inserção do comportamento socioambiental ativo no cotidiano da escola. Através do Projeto Esperança para o Planeta a rede de escolas adventistas promove campanhas visando à preservação do meio ambiente e a conscientização da comunidade escolar sobre questões ambientais, evidenciando seu papel transformador em uma sociedade sustentável.

QUEBRANDO O SILÊNCIO

Quebrando o Silêncio é uma iniciativa de combate à violência na escola, família e comunidade. Embora a campanha ocorra durante todo o ano, suas principais ações acontecem em agosto, quando são realizadas distribuições de folders e revistas, palestras, fóruns e eventos de educação contra a violência física e psicológica. A cada ano o projeto ganha uma ênfase especial conforme o tema abordado. Segundo dados da International Rescue Committee (IRC), a proporção de mulheres vítimas de violência doméstica é de 37% no Brasil. Se o assunto é criança, o Brasil também tem números preocupantes quanto a abuso. Dados do sistema de Vigilância de Violências e Acidentes do Ministério da Saúde mostram que a violência sexual em crianças de zero a nove anos é o segundo maior tipo de violência mais característico nessa faixa etária. Saiba mais sobre esse projeto, seus principais resultados e os materiais da campanha através do site www.quebrandoosilencio.org

VIDA POR VIDAS

A partir de uma iniciativa voluntária promovida por jovens adventistas, em 2005, nasceu o projeto com a proposta de contribuir com os hemocentros através do incentivo à doação de sangue. A Educação Adventista apoia o projeto por meio da mobilização da comunidade escolar para despertar a conscientização dos cidadãos ao hábito de doar, suprindo assim a demanda dos estoques de sangue e hemoderivados em hospitais e hemocentros.

REAVIVADOS POR SUA PALAVRA

O projeto Reavivados por Sua Palavra tem como objetivo principal incentivar a leitura diária de um capítulo da Bíblia Sagrada. A iniciativa começou em 17 de abril de 2012 com a leitura de Gênesis e é coordenada pelos adventistas do sétimo dia, mas tem adesão de qualquer pessoa que aprecia a leitura desse que é considerado o livro mais importante para os cristãos. A expectativa dos organizadores é que milhões de pessoas leiam, no ritmo sugerido, todos os 66 livros que compõem o cânon sagrado oficial da Bíblia até metade do ano de 2015. Uma das maneiras de se envolver com o projeto Reavivados por Sua Palavra é ler diariamente o capítulo sugerido e fazer comentários pelo Facebook ou pelo Twitter utilizando a hashtag #rpsp.

MUTIRÃO DE NATAL

Há duas décadas a Agência Adventista de Desenvolvimento e Recursos Assistenciais realiza o Mutirão de Natal – projeto que nasceu a partir da ideia de membros leigos e que, aos poucos, tomou amplitude a ponto de se espalhar pela América do Sul. Entre as instituições que apoiam essa iniciativa está a rede de educação adventista. Por meio de estudantes e educadores, a rede mobiliza a comunidade escolar a participar do ato solidário, que visa à arrecadação de alimentos e agasalhos e a realização de ações de desenvolvimento comunitário.
 

FILANTROPIA

A rede de educação adventista possui uma política de concessão de bolsas de estudos de acordo com a realidade socioeconômica dos estudantes. As definições, no entanto, precisam ser acertadas diretamente nas unidades escolares em contato com a direção. É importante ressaltar que cada unidade escolar possui autonomia para conceder ou não bolsas.

PROJETOS DE LEITURA

Anualmente a Igreja Adventista do Sétimo Dia realiza a distribuição de literaturas que promovem a Esperança. A educação adventista também apoia esse projeto, e incentiva o desenvolvimento de leitura baseada em princípios cristãos. Confira os títulos lançados:

  • Os dez mandamentos
  • Esperança para viver
  • Sinais de esperança
  • Tempo de esperança
  • Ainda existe esperança
  • A grande esperança
  • A única esperança

Baixe as versões disponíveis para iPad e Kindle