Programa de Avaliação

PAAEB

O Programa Adventista de Avaliação da Educação Básica é desenvolvido pela Divisão Sul-Americana, sede administrativa da rede educacional e tem como principal objetivo retratar a realidade do desempenho acadêmico da Rede, com base nos resultados obtidos, levantando dados que permitam a identificação dos pontos fortes e das oportunidades de aprimoramento da qualidade educacional.

O QUE É AVALIADO

A avaliação oferece um diagnóstico da realidade educacional da Rede, nas disciplinas de Língua Portuguesa (foco na leitura e interpretação) e Matemática (foco na resolução de problemas). A avaliação abrange do 5º ao 9º ano do Ensino Fundamental, e o 2º ano do Ensino Médio, nas mesmas áreas, além de Geografia, História, Física, Química e Biologia. Os alunos e professores respondem a um questionário complementar utilizado para detectar fatores externos que pode influenciar no desempenho acadêmico.

QUANDO ACONTECE A AVALIAÇÃO

A avaliação é realizada anualmente, em dia e horário unificados para toda Rede. Sua realização em anos consecutivos permite a comparação do desempenho dos alunos e das mudanças ocorridas ao longo do tempo.

COMO ACONTECE A CORREÇÃO

Normalmente, em sala de aula, a avaliação dos alunos segue uma escola de zero a dez para expressar a quantidade de acertos e erros. A escala utilizada pela prova PAAEB é diferente. Os resultados são medidos na forma de uma média de proficiência, que também é conhecida como média de desempenho. Cada aluno tem sua nota ou proficiência calculada por meio da Teoria de Resposta ao Item (TRI). Esse cálculo não está centrado na quantidade de acertos, mas no “peso” das questões acertadas. Dessa forma, é possível conhecer o que os alunos sabem e são capazes de fazer em termos de habilidades.